Neverland pensei_falei@hotmail.com - -

quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

Desafio Literature-se 2021


  Desde o ano passado (e o anterior a ele) tive vontade de participar do desafio da Mel Ferraz, mas já tinha me comprometido com questões acadêmicas ou mesmo com outros desafios literários. Então, esse ano, decidi que o momento finalmente chegou. Eis aqui então a minha TBR!


1. Primeiro livro publicado pelo autor (Não Sou Eu uma Mulher? - Bell Hooks)

  Quero muito conhecer um pouco mais da obra da autora, e portanto resolvi ir às origens com seu primeiro livro.

2. Literatura queer (A Cor Púrpura - Alice Walker)

  Resolvi buscar recomendações da categoria e fiquei surpresa ao encontrar este livro que tanto ouvi falar, mas não fazia ideia de que tinha referência à cultura queer. Agora sim estou mais curiosa quanto a esta obra do que nunca.

3. Livro que inaugurou um movimento literário/estético (Obra Completa - Murilo Rubião)

  Inaugurando o Realismo Fantástico no Brasil com O Ex-Mágico da Taberna Minhota, Murilo Rubião é uma referência no gênero no contexto nacional. Por ser uma história relativamente curta, por que não ler a obra completa do autor?

4. Jornalismo literário (Vida de Escritor - Gay Talese)

  Esse tive que pesquisar para não cair no clássico de Os Sertões. Para alguém que queria ser jornalista na adolescência, eu não me mostrei muito afim de jornalismo literário desde então. Pesquisando, este livro me pareceu interessante de um autor bastante reconhecido no gênero e espero poder em breve dar os pareceres sobre por aqui.


5. Fluxo da consciência (A Hora da Estrela - Clarice Lispector)

  Embora tal tipo de literatura seja muito característico da Virgínia Woolf, preferi matar as saudades da obra de Clarice com esse clássico nacional.

6. Biografia (Eu Sei Porque o Pássaro Canta na Gaiola - Maya Angelou)

  Este é um livro de belíssimo nome e bem recomendado que acabei de descobrir que se refere a uma autobiografia (o que espero que não conte como trapaça para a categoria por ser "auto"). Curiosa para saber o que encontrarei na obra.

7. Literatura de povos originários (A Vida não é Útil - Ailton Krenak)

  Apresentando uma simultaneamente simples e genial perspectiva, o autor provoca transformações em poucas palavras. Sigo assim na busca de conhecer mais o seu trabalho.

8. Crônicas (A Traição das Elegantes - Rubem Braga)

  Um colega tem Rubem como seu autor favorito e além de sempre me recomendar, ainda traz à tona semelhanças entre nossa escrita. Não posso mais deixar pra depois a leitura para conhecer tal autor, não é mesmo?

9. In media res (Os Deuses de Asgard - Rick Riordan)

  Até então eu não conhecia o gênero que se caracteriza por começar o livro no meio da história, da ação. Bem, conhecia, mas não com esse nome. Por isso, vou fechar a trilogia de Magnus Chase, sendo sabido que Rick Riordan adora começar seus livros já em meio a uma batalha.


10. Literatura vitoriana (O Morro dos Ventos Uivantes - Emily Brontë)

  A verdade é que li alguns livros da era vitoriana e não sabia, especialmente os clássicos do terror. Então, dessa vez vou buscar conhecer pelo menos uma das irmãs Brontë.

11. Literatura afro/negro-brasileira (Quarto de Despejo - Carolina Maria de Jesus)

  Finalmente, darei a prioridade merecida para esta obra nacional. Mal posso esperar para ler os diários de Carolina.

12. Poesia nacional contemporânea (Tudo Nela Brilha e Queima - Ryane Leão)

  Com este belíssimo nome, aprofundo no projeto de leitura de mulheres negras e me aventuro na poesia da autora.


  Bem, gostei muito dos livros escolhidos,  e muitos deles foram uma surpresa e/ou demandaram muita busca. Assim, eles são uma mistura de oportunidade de conhecer autores fora da zona de conforto e de aprofundar em outros já conhecidos. É sabido também que é possível que alguns sejam trocados nesse meio do caminho e que obviamente a ordem de leitura não será seguida. Ao final do ano conto um pouquinho mais como foi a experiência! Abraços e boas leituras pra vocês.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Popular Posts

Quem sou eu

Minha foto
Escritora, professora, universitária, leitora ávida, amante das artes.
Tecnologia do Blogger.