Neverland pensei_falei@hotmail.com - -

sábado, 2 de janeiro de 2021

Livros Lidos em 2020

   Anos difíceis costumam render boas e muitas leituras, uma vez que a Literatura ajuda a me colocar nos eixos. Ao mesmo tempo que foi um ano de preparo para pós-graduação, o que rendeu cerca de 14 livros acadêmicos lidos, foi também um ano em que precisei de muitas leituras confortáveis e leves, o que me fez retomar a leitura de Heróis do Olimpo, por exemplo, e até de dar uma chance pra Saga Crepúsculo, o que rendeu à Stephenie Meyer o título de autora mais lida do ano.

  Nesse ano, com o desafio de volta ao mundo em 12 livros – que futuramente posso fazer um post sobre a experiência -, esforcei-me por conhecer novos autores de países cuja literatura eu desconhecia e até mesmo de revisitar velhos conhecidos. Assim, isto me rendeu 20 livros lidos de autores de origem fora do eixo literário predominante dos EUA, Inglaterra e França, por exemplo.

  E por falar em diversidade literária, tive minha introdução em literatura indígena com Ailton Krenak e dou continuidade no meu movimento de leitura de obras de mulheres negras com a incrível ficção científica de Octavia Butler, a leitura de mundo da Chimamanda e da ficção realista de Conceição Evaristo.

  Outro ponto que me chamou atenção foi que a metade dos meus favoritos são livros de mulheres sobre mulheres, que eu já sabia que iriam me encantar antes mesmo de chegar ao meio da obra. Inclusive, os favoritos estão na lista abaixo em destaque.

  Além disso, li 6 livros em inglês por questões de disponibilidade, e sigo apreciando o trabalho de tradução.

  Participei intensamente ainda de 5 maratonas literárias, tendo umas muito produtivas e outras nem tanto, com destaque para a Maratona de Verão, do Isolamento e de Halloween.

  Um ponto de destaque foi o fato de como o Kindle mudou meu ritmo de leitura, que foi intensificado até pelo fácil acesso às obras. Assim, li apenas 2 livros físicos e todos os outros foram no formato digital. Totalizei assim 57 livros lidos ultrapassando minha meta de 50 livros para o ano.

  Abaixo, acompanhe a lista de livros lidos.



1- O Desenvolvimento Desigual – Neil Smith

2- As Brumas de Avalon – Marion Zimmer Bradley

3- Por uma Geografia do Poder – Raffestin

4- Crônicas de uma Morte Anunciada – Gabriel Garcia Marquez

5- 17 Contradições e o Fim do Capitalismo – David Harvey

6- O Auto da Compadecida – Ariano Suassuna

7- Sono – Murakami

8- Cavernas de Aço – Asimov

9- Kindred – Octavia Butler

10- Sejamos Todos Feministas – Chimamanda

11- Mulheres que Correm com Lobos – Clarissa Pinkola Estés

12- Crepúsculo – Stephenie Meyer

13- Geografia: Conceitos e Temas – Corrêa et. al

14- Lua Nova – Stephenie Meyer

15- Becos da Memória – Conceição Evaristo

16- O Calibã e a Bruxa – Silvia Federici

17- Ideias para adiar o Fim do Mundo – Krenak

18- O Amanhã Não Está a Venda – Krenak

19- Eclipse – Stephenie Meyer

20- A Odisseia de Penélope – Margaret Atwood

21- Amanhecer – Stephenie Meyer

22- A Breve Segunda Vida de Bree Taner – Stephenie Meyer

23- Post Modern Condition – David Harvey

24- Vida e Morte – Stephenie Meyer

25- Espaço e Política – Lefebvre

26- As Intermitências da Morte – Saramago

27- Viagem ao Centro da Terra – Julio Verne

28- A Parábola do Semeador – Octavia Butler

29- Aula – Roland Barthes

30- A Literatura em Perigo – Todorov

31- A Poética do Espaço – Bachelard

32- Ler, Brincar, Tecer e Cantar – Yolanda Reyes

33- A Revolução no Ponto Zero – Silvia Federici

34- Para Ler como um Escritor – Francine Prose

35- Views of Nature – Humboldt

36- Geomorfologia e Geografia Física – Suertegaray

37- Discurso do Método – Descartes

38- Pedro Páramo – Juan Rulfo

39- O Sol da Meia Noite – Stephenie Meyer

40- O Azarão – Markus Zusak

41- Embroideries – Marjani Satrapi

42- Sociedade do Cansaço – Byon Chul Han

43- Instagram Skills – Orna

44- Turning Pro – Steven Pressfield

45- A Marca de Atena – Rick Riordan

46- Realism and Space in Novel, 1795-1869: Imagined Geographies – Rosa Mucignat

47- Drácula – Bram Stoker

48 – A Parábola dos Talentos – Octavia Butler

49 – Made to Stick – Chip and Dan Heath

50- Frankenstein – Mary Shelley

51- O Médico e o Monstro e Outros Contos – Stevenson

52- O Monge e o Executivo – James Hunter

53- A Casa de Hades – Rick Riordan

54- Aula Nota 10 – Doug Lemov

55- O Sangue do Olimpo – Rick Riordan

56- O Dia do Curinga- Jostein Gaarder

57- A Espada do Verão – Rick Riordan


 Bem, deu pra perceber que fiquei muito satisfeita com o resultado das leituras. Para o ano que vem, desejo ter ainda mais diversidade de autores e pretendo continuar na alternância de livros clássicos, acadêmicos e confortáveis. Além disso, não colocarei uma meta numérica de leitura, mas certamente devo mergulhar em maratonas e desafios literários.

Espero que a leitura também tenha sido um conforto pra você nesse ano e que 2021 seja melhor e com muitas boas leituras.


0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Popular Posts

Quem sou eu

Minha foto
Escritora, professora, universitária, leitora ávida, amante das artes.
Tecnologia do Blogger.