Neverland pensei_falei@hotmail.com - -

terça-feira, 24 de dezembro de 2019

Desafio Literário Liberdade Literária 2020 - Volta Ao Mundo em 12 Livros


  No grupo da Maratona Literária do Desespero, uma das colegas divulgou o grupo do Telegram Desafio Literário da Liberdade Literária. Empolgada que estava com os grupos literários, adentrei e me empolguei na hora vendo o desafio do ano que era uma volta ao mundo. Ora, é meu jeito de viajar desde que comecei a ler e é uma proposta incrível para conhecer novos autores de diversos lugares, saindo um pouco do eixo britânico e norte-americano. Proposta perfeita, convenhamos.

  Deixo aqui então os livros que escolhi e o porquê de cado um, e então reservo para o final do ano que vem pequenos comentários sobre cada um deles!

Janeiro: Brasil (Deixo em Aberto)

  Escolherei provavelmente um das listas de leituras obrigatórias para o mestrado e preciso de um gás para isso. Deixo ainda em aberto porque a inspiração vai me guiar!

Fevereiro: Colômbia (Crônica de uma Morte Anunciada - Gabriel Garcia Marquez)

  Pense em um autor que eu gosto muito: Gabo. E é pra ontem que quero ler este livro em específico.

Março: México (Hegemonia, emancipaciones y politicas de seguridad en america latina - Ana Esther Ceceña)

  Um livro que muito me foi útil para a monografia, mas que merece ser lido por completo.

Abril: Canadá (A Odisseia de Penélope - Margaret Atwood)

  Atwood é uma autora que merece ser conhecida além de O Conto da Aia, e a ideia de uma Odisseia contada pelo ponto de vista de Penélope me parece perfeita.


Maio: Noruega (O Dia do Curinga - Jostein Gaarder)

  Li recentemente O Mundo de Sofia e achei que o enredo tramado pelo autor é no mínimo intrigante, deixando-me curiosa com outras obras.

Junho: Portugal (O Evangelho segundo Jesus Cristo - José Saramago)

  O Ensaio sobre a Cegueira é um livro perturbadoramente necessário e me pergunto se outras obras de Saramago seguem a mesma linha.

Julho: Itália (A Divina Comédia - Dante Alighieri)

  Comecei a ler por audiobook uma vez e achei bastante interessante enquanto um clássico da humanidade. Preciso sentar para ler e terminar.

Agosto: Rússia (Crime e Castigo - Dostoievski)

  Esse estava na minha lista de leituras desde o meu ensino médio e acho que esse é o momento para lê-lo.

Setembro: Nigéria (Hibisco Roxo - Chimamanda Ngozi Adichie)

  Pensei em ler algum outro livro de Buchi Emecheta, mas como suas obras estão chegando no Brasil aos poucos, procurei um livro introdutório da Chimamanda para conhecê-la melhor.


Outubro: Irã (O Caçador de Pipas - Khaled Hosseini)


  Pensei em terminar Persépolis, mas imaginei que talvez fosse mais interessante escolher O Caçador de Pipas. O motivo da escolha foi porque é um filme que minha mãe gosta muito, então gostaria de saber mais sobre a história.

Novembro: Japão (Sono - Harumi Murakami)

 Foi um livro bastante comentado no booktube e há muito tempo atrás havia conhecido o autor por Homens Sem Mulheres.

Dezembro: Austrália (O Azarão - Markus Zusak)

Há muito tempo atrás, foi um dos meus autores favoritos e desde então não li mais nada do autor. Resolvi pegar então um dos mais antigos para compreender sua trajetória enquanto escritor.


0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Popular Posts

Quem sou eu

Minha foto
Escritora, professora, universitária, leitora ávida, amante das artes.
Tecnologia do Blogger.