Neverland pensei_falei@hotmail.com - -

quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Conclusão da Maratona Literária do Desespero

  A Maratona Literária do Desespero foi nada mais nada menos que uma das melhores maratonas das quais participei. A proposta do grupo do Telegram foi uma das principais responsáveis por isso, uma vez que as interações, os sprints em conjunto, e toda confraternização pela leitura foi extremamente motivadora. É exatamente por isso que, apesar das minhas  humildes pretensões para os desafios eu consegui ultrapassar muito as minhas próprias expectativas! Vamos dar uma olhada então nos resultados.

Um livro que você comprou no início do ano e ainda não leu e Um clássico que você quer ler antes de terminar o ano:
O Mundo de Sofia.
Livro surpreendente que já tem até resenha aqui no blog!

Do Rio de Janeiro e seus Personagens.
Livro de Clarice Lispector, esse se encaixa apenas na segunda categoria uma vez que ele é emprestado. Foi o livro que encerrou minha maratona com chave de ouro. Suas crônicas são fascinantes e dignas de muita identificação, mas também de afastamento (uma vez que sou suburbana e tudo se passa na Zona Sul da cidade). Mas uma experiência de leitura muito envolvente e cativante.

Um livro que você sempre diz que vai ler e nunca lê;

A Natureza do Espaço.
Livro extremamente útil e fundamental pára um geógrafo, sinto que o li no momento certo. Riquíssimo em conteúdo, ainda estudo suas anotações.

O Conto da Aia
Esta obra de Margaret Atwood está na minha vontade de livros pra ler desde a bienal retrasada! Quatro anos!! E, bem, está muito bem lido. No entanto, não tive nem se quer coragem de fazer uma resenha, uma vez que o livro é pesado e cheio de reflexões, talvez mereça uma releitura para tal. Foi um dos livros mais lidos pelo pessoal da maratona e acabei tendo que inserir na minha TBR também. Esta foi uma das minhas escolhas mais inteligentes, pois esta foi uma das melhores leituras do ano!


Café, Livro, Flores, Configuração, Romântico, Rústico

Um livro que te indicaram e Um livro nacional que está na sua lista de livros para serem lidos;

Brasil: Uma Nova Potência Regional na Economia-Mundo
Leitura essencial e muito proveitosa assim como o esperado!

Brasil Potência - Raul Zibechi
Seguindo a linha do livro anterior para me ajudar na minha (aprovada) monografia, li também este livro que entra também das duas categorias. Um livro que você começou e não terminou.
Canto Geral
Bem, este foi o único livro da TBR que não consegui terminar de ler, o que não me surpreendeu. Ora, livro de poesia se lê aos poucos, e esse tem quase 600 páginas de poesia bruta(l)! Cheguei quase na metade e continuamos em seu projeto de leitura.


Começados e Não Terminados

O Desenvolvimento Desigual
Livro de Neil Smith, esse tem uma pegada mais lenta devido à linguagem acadêmica mais densa. Pretendo terminar no mês que vem.

As Brumas de Avalon
Esse comecei porque simplesmente não aguentei esperar nem mais um dia de espera depois que comprei. Apesar de já ter lido o primeiro (e este ter vindo em volume único), leio como se fosse água em extrema nostalgia e empolgação. Em breve, trarei um diário de leitura sobre ele, talvez até em duas partes.

Graças à maratona fui capaz de ler mais livros em um mês do que a soma dos livros livros do primeiro semestre (que foi bem caidinho pra leitura), e isso me deu um fôlego de potencial inacreditável. Isto fez com que eu projetasse metas de leitura para o próximo ano, coisa que não faço há anos! Sinto realmente que me reencontrei com a leitura e estou muitíssimo feliz. Extremamente grata por essa maratona e pronta para a próxima!



0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Popular Posts

Quem sou eu

Minha foto
Escritora, professora, universitária, leitora ávida, amante das artes.
Tecnologia do Blogger.