Neverland pensei_falei@hotmail.com - -

sábado, 16 de novembro de 2019

Como Retomar o Hábito de Leitura sendo Universitário?

Hora Do Chá, Poesia, Café, Leitura, Lazer, Tabela, Copa

  Eu sei, parece não ser uma pergunta com sentido se você não for um universitário. Mas se você é, tenho certeza que sabe do que estou falando. Ora, no Ensino Médio passávamos horas dos nossos dias lendo livros, lendo sobre livros e amando livros. E então de repente entramos na Universidade com um repertório marcante e gradualmente vamos reduzindo nossa quantidade de leitura de livros que nos dão prazer, e lemos apenas textos e mais textos acadêmicos - nem se quer livros acadêmicos inteiros.

 Certamente você já tentou retomar a leitura de vários livros que costumavam te agradar e eles nem se quer te agradam mais. Acontece que você amadureceu no meio do caminho e não sabe nem se quer que ipo de livro você gosta agora. Então embarquemos no resgate de nosso hábito de leitura, porque, amigos, ainda tem jeito!


1. Você precisa de um grupo!


  Tudo bem se seus amigos estão tão perdidos em termos de leitura quanto você. Você pode procurar um clube da leitura na sua cidade, ou mesmo tentar começar um. Assim como se fazem grupos de pesquisa na graduação, também se pode ter grupos por hobby que não somos de ferro.
 Isso é demais? Então talvez você precise de algo mais simples como conversar sobre livros com amigos que não gostam de ler. Tudo bem que parece uma coisa sem nexo, mas se você tiver um amigo que goste muito de conversar sobre qualquer coisa, certamente ele vai gostar de ouvir um a história diferente sobre o que você está lendo. Falar sobre livros nada mais é do que fazer fofoca sobre seus personagens e todo mundo gosta de uma boa fofoca.

2. Que tal um pouco de motivação?


Livros, Biblioteca, Quartos, Escola, Estudo

  Estar em um ambiente cercado de livros pode ser inspirador, portanto experimente ir a uma biblioteca ou a um evento literário. Para se ter uma ideia, quando a época da Bienal se aproxima, eu sempre retomo meu instinto leitor.
  Outra forma de se motivar é seguir mais contas que postam sobre livros no Pinterest ou Instagram, por exemplo, ou mesmo voltar a assistir os booktubers que você costumava gostar - quem sabe o gosto deles não evoluiu, assim como o seu, e assim você pode pegar novas sugestões de leitura - e até mesmo descobrir novos.

3. Estabeleça Pequenas Metas Diárias


  Não me refiro a metas de ler cinquenta livros por ano, ou um livro por dia. Metas simples como ler um capítulo por dia ou ler um pouquinho toda vez que pegar um transporte público, podem funcionar melhor do que você imagina. Conforme você for pegando novamente o gosto pela coisa, você certamente irá ultrapassar essas metas sem nem perceber.

4. Tenha um Diário de Leitura

Livros, Notepad, Caneta, Educação, Notebook, Estudante

  Essa é pra se você não se adaptou à comunidade - ou mesmo se você se adaptou e quer ainda mais empenho. Estou criando esse hábito do diário agora e funciona muito bem para que você extraia o que há de melhor no livro. Pode ser físico ou digital, conforme você se sentir mais confortável. E se der preguiça de escrever sobre, apenas não escreva. Escreva apenas quando tiver vontade de comentar sobre algo surpreendente que você leu, como uma conversa consigo mesmo ou com o autor, ou com o próprio livro.


  Espero que as dicas sejam úteis, porque elas tem me ajudado muito a voltar a aumentar gradualmente minhas leituras e a ter mais alegria, uma vez que ler (e escrever como consequência) sempre foi uma das minhas coisas favoritas da vida. Se você tiver alguma outra sugestão, não deixe de comentar!


0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Popular Posts

Quem sou eu

Minha foto
Escritora, professora, universitária, leitora ávida, amante das artes.
Tecnologia do Blogger.