Neverland pensei_falei@hotmail.com - -

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Como Escrever uma Fanfic Baseada em uma Música ou Álbum


Imagem de lolita, banana, and movie



  Essa é uma modalidade até bem comum de fanfics, principalmente quando se trata de músicas. Quem nunca viu uma fanfic baseada em Criminal da Britney ou em Elastic Heart da Sia? Hoje em dia, autores fazem ficstapes, ou seja, uma história para cada música do álbum feita, normalmente, por autores diferentes. Diversidade não falta, mas, confessemos, falta diferencial e qualidade em boa parte delas. Não é como se eu fosse expert, mas, atualmente, escrevo uma fic baseada em um álbum e outra baseada em três. Por esse motivo, espero dar-lhes uma breve ideia de como fazer algo do tipo.

  Temos a letra da música, como aplica-la? Vou listar alguns exemplos, usando uma música bem conhecida. ;)


  • Verso - Texto




  Comumente, é possível ver essa modalidade de fanfic. A autora coloca um trecho da música e escreve o capítulo ou o parágrafo girando em torno disso. Quando é o capítulo para o verso, a leitura é agradável. Mas não recomendo a modalidade do verso- parágrafo-verso-parágrafo na fic inteira, pois pode se tornar cansativo - exceto se você conseguir montar isso com muita fluidez e tiver uma intenção específica para tal escolha.



  • Ordem e Desordem


  Nessa modalidade, você não precisa inserir a música explicitamente. Mas na narrativa.Você pode optar por colocar a história na ordem dos versos ou das músicas do álbum - principalmente se a própria música ou álbum está se tratando de uma história. Porém, quando a música fala de sentimentos, colocar na ordem certinha dos versos se torna uma coisa difícil. Pense que a ordem dos versos pode se tornar incompatível com uma sequência lógica da história. Você pode usar isso a seu favor. Inove ou contorne, mas faça com qualidade.



  • Inserindo Mais Diretamente


  Se apenas colocar discretamente na narrativa não for suficiente, você pode inserir os trechos em atividades do personagem. Por exemplo, em uma carta, em uma letra de música que o próprio personagem está escrevendo, em uma música que ele está ouvindo, em um livro, em uma fala...

  • Recomendações


  Modalidade escolhida, tenho algumas recomendações de organização.
  Você não precisa ter a história toda construída na sua cabeça, mas é preciso que tenha uma ideia do que irá fazer em cada parte da narrativa levando em consideração aspectos da música ou do álbum. Para que você não esqueça nenhum trecho de fora, é interessante que você tenha o que será usado em um arquivo no computador ou anotado em um caderno e vá riscando o que você já usou.
  Planeje bem os detalhes para que não pareça que você só jogou na história para não dizer que não botou tal coisa.
  Escolha se a história vai ser algo saído totalmente da sua cabeça condicionada pela música, ou se  você vai se basear completamente na intenção do artista para cada música. Essa segunda opção é mais complicada, pois nem sempre o artista explica o que quis dizer, mas você pode achar alguns track by tracks e alguns fãs fazem interpretações bastante interessantes que podem ajudar (AJUDAR, não é pra fazer nada totalmente da interpretação alheia, caso contrário, é plágio).
  Capriche na sinopse e explicite no que baseou, mas também deixe a história passível de ser lida por quem nunca ouviu tal música ou álbum.
  De resto, tente ficar bem climatizado pelas músicas que vão lhe inspirar. Escute-as quantas vezes for necessário, mas também não extrapole, se você ouvir demais vai acabar se cansando da música e de escrever sobre. Procure trilhas sonoras parecidas para climatizar.
 


  Espero que tenha sido de boa utilidade. Lembrem-se de não atirar paus em gatos. É apenas uma cantiga popular. Nada de maus tratos, hein? ;)

  Boa escrita!
 
 
 
 
Minhas fics baseadas em Músicas ou álbuns:
 



0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Popular Posts

Quem sou eu

Minha foto
Escritora, professora, universitária, leitora ávida, amante das artes.
Tecnologia do Blogger.