Neverland pensei_falei@hotmail.com - -

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

#LendoOsMiseraveis - Semana 1 e 2

Imagem de book and les miserables



  Eu estava pensando seriamente em fazer apenas um post gigantão de resenha, mas, além de não achar suficiente, fui motivada pelas postagens de outras pessoas. Acredito que, seguindo a onda do canal Livro&Café, organizarei as postagens de duas em duas semanas para que a postagem fique de bom tamanho. Dividi-las-ei também pelos livros. Lembrando que a primeira parte é intitulada Fantine. Então, vamos começar.


Livro I : Um Justo

  Fala basicamente sobre o Bispo de Digne, um homem de coração bom e mente filosófica que vive em favor da religião e busca aplicar os ensinamentos desta em tudo o que puder em sua vida. A questão é que o homem é perfeito demais e isso tende a incomodar um pouco, já que sabemos o quanto isso é utópico. Mas, tenhamos em mente que esta é uma obra romântica, tal personalidade é necessária par ao desenrolar do livro e para o que Victor Hugo propõe.


Livro II: A Queda

  Este já tem um ritmo bem melhor. Somos apresentados a ninguém menos do que Jean Valjean. Este é uma pessoa que foi prisioneira por dezenove anos por ter roubado um pão para alimentar sua família. Todo esse período que se mostrou infernal para ele, tornou-lhe alguém sem crenças, sem objetivos fixos, transformou-lhe em uma criatura em busca de sobrevivência  a qualquer custo. Quando ele é finalmente  liberto, ninguém o recebe ou oferece uma boa ação, o que o faz criar ainda mais sentimentos negativos em relação ao mundo. Então, ele é aconselhado a procurar o Bispo de Digne, que, finalmente, o recebe e lhe trata não como ex-prisioneiro com tendências a novos crimes, mas como o ser humano que é. Ainda assim, isso não é suficiente para transformar completamente seu coração e ele acaba cometendo uma falta com o bispo e, mais tarde, com um garoto chamado Gervais. Esse último personagem trouxe-me grande curiosidade e eu espero, ainda que eu ache que tal coisa pode não acontecer, que ele volte a aparecer no livro.
  No final desta parte, nos é apresentada a vontade de mudar e a humanidade retornando à figura de Jean Valjean.



Imagem de les miserables
Livro III: No Ano de 1817

  Depois de um longo capítulo de contextualização da época, somos apresentados à figura que dá nome a esta parte do livro: Fantine. Uma criatura jovem e doce, com belíssimo dentes brancos e cabelos dourados. Ela conhece um homem, e como já é de se esperar, ele a leva em sua conversa e vai embora, deixando-a com uma criança no ventre.


Livro IV: Confiar é, às vezes, Entregar

 A vida da moça se volta para o bebê, mas ela precisa sustenta-la e não pode fazer isso se não deixa-la com alguém. Encontra, então, os ambiciosos e, simultaneamente, mesquinhos Thénardier. Esses já tem duas filhas e aceitam criar a pequena Cosette enquanto Fantine vai trabalhar em outro lugar. Porém, eles começam a tratar a terceira criança como um capacho vivo, o qual se bota para trabalhar e se cospe depois. Também se empenham em inventar mentiras e extorquir cada vez mais e mais dinheiro de Fantine, que acha que sua filha está sendo bem tratada. É de encher o coração de tristeza e raiva.


Livro V: A Decadência

  O livro fala um pouco sobre Madeleine, uma figura bondosa que se torna prefeito de Montreuil-sur-Mer após se tornar famoso por ser dono de uma importante fábrica da região - a qual a própria Fantine trabalha.
 Depois disso, continuamos a assistir a decadência de Fantine, cuja filha é descoberta pelas intrometidas parceiras de trabalho, que a entregam. Por este motivo e por ser considerada uma mulher imoral, é demitida e por isso acaba criando ódio do dono da fábrica. Ainda que o Sr. Madeleine nem mesmo saiba do acontecido. De qualquer forma, Fantine tenta continuar arrumando dinheiro para enviar para sua filha, e para isso vende seus cabelos, seus dentes da frente e, no fim, até mesmo seu corpo. Ela deixa de ser, assim, a mulher que era antes, e mostra que boa parte de sua sanidade se fora, sendo a única coisa que lhe prende à Terra, sua Cosette.
  Como se tudo não estivesse ruim, um incidente acontece e ela quase é presa por Javert. Felizmente, o Sr. Madeleine aparece para defende-la, mas movida pelo ódio, ela o repudia. Ainda assim, ele insiste e consegue sua liberdade e se apieda de sua figura, cuidando de sua saúde e prometendo trazer sua filha de volta.

Um comentário:

  1. Gostei muito do seu blog, haha! Eu também to lendo os miseráveis e que bom saber que tá fazendo diário de leitura pra ter uma companhia. Beijos

    ResponderExcluir

Seguidores

Popular Posts

Quem sou eu

Minha foto
Escritora, professora, universitária, leitora ávida, amante das artes.
Tecnologia do Blogger.