Neverland pensei_falei@hotmail.com - -

quarta-feira, 1 de abril de 2020

3 Passos para Transformar sua Fanfic em uma História Original


 Não é de hoje que fanfics de séries de livros e filmes aclamadas se tornam livros completamente novos e de sucesso no mercado editorial. E muitas vezes temos uma história incrível em mãos, mas que precisa de um pequeno pontapé para atingir a originalidade sonhada. E é por isso que venho aqui passar umas dicas pra que essa adaptação seja possível.

1. Personagens

  Muitas vezes a personalidade de um personagem nos encanta e acaba nos inspirando a escrever mais sobre ele, gerando uma senhora fanfic. No entanto, não necessariamente o seu personagem precisa ser idêntico à obra que te inspirou. Inclusive, é possível que no meio da sua história você tenha lhe desenvolvido ainda mais e percebido e acrescentado características diferenciadas em sua personalidade. Portanto, invista nisso para tornar seu personagem único.
  E por falar em único, escolha um nome icônico. Ainda mais para seu protagonista, um nome marcante e diferente do que lhe inspirou - inspiração não pode ser cópia, lembre-se disso - pode fazer toda a diferença.


2. Universo

  Se a sua história se passa num universo fantástico, certamente teremos um pouco mais de trabalho. Isto acontece porque o autor que lhe inspirou certamente teve muito trabalho para criar um mundo único, com criaturas que podem até se repetir em outros livros, mas com especificidades. Se você ainda desejar fazer sua história se passar em um universo fantástico, você terá o mesmo trabalho que ele. Pense em novas criaturas, novos ambientes, nomeie-lhes com um senso de identidade que fará os seus leitores associarem imediatamente à sua história. Tenha um arquivo só para anotar sobre os elementos do seu Universo, é importante que ele seja coerente e ter uma base para consultar pode ser a chave para isso.
  Se a história se passa no mundo real, a situação já fica mais fácil. Ainda assim, seja criativo e procure novos espaços para locar os cenários de sua história.

3. Enredo

  É aqui que mora o grande segredo. Se você tem uma fanfic é porque certamente você criou uma história interessante com os personagens minimamente cativantes em um universo que te agrada correto? Adaptados esses últimos elementos, a sua história ainda tem originalidade? A tendência é que a resposta seja sim, porque acredito que o fanfiqueiro dá conta do que o autor original deixou a desejar. No entanto, se a resposta for não, é interessante que se responda algumas perguntas como por exemplo:

  • Quais as diferenças entre a minha história e à que me inspirou?
  • Qual o  objetivo central desse enredo?
  • A minha história faz sentido em um contexto diferente do que ele foi inspirado?
  • O que posso oferecer de diferente e original com a minha história?

  Respondendo essas perguntas e incrementando sua história, acredito que certamente você terá uma original de respeito. Depois que fizer suas alterações, não esqueça de me recomendar nos comentários!


0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Popular Posts

Quem sou eu

Minha foto
Escritora, professora, universitária, leitora ávida, amante das artes.
Tecnologia do Blogger.