Neverland pensei_falei@hotmail.com - -

domingo, 22 de março de 2020

Thanos é Neomalthusiano? | Teorias Populacionais e Entretenimento


Thanos, Guante, Quadrinhos, Manopla, Vingadores
Thanos é Neomalthusiano?

  Assim como a teoria de Malthus dizia que os desastres eram favoráveis pra equilibrar a população (que cresceria em PG) e sua necessidade de alimentos (que cresceriam em PA), Thanos sugere que metade da população terráquea (futuramente universal) evapore para que as coisas fiquem melhores e equilibradas. Bem, em determinados momentos do filme o argumento dele até que cola, não é mesmo? Principalmente quando ele se aposenta na sua casinha de Shrek. Mas parece inaceitável quando vemos nossos personagens favoritos virarem pó. Isto mostra que não é inconcebível muitas pessoas terem acreditado nessa teoria na época, devido aos argumentos cientificamente estruturados (além de Malthus não se resumir apenas a esta teoria). Além disso, também fala muito sobre pensar a Geografia da População: se pensarmos em números, mesmo no contexto atual, a teoria pode fazer algum sentido. Mas se pensarmos em individualidades, toda perda de vida é irreparável.

  Talvez o Thanos nem seja tão malthusiano assim se considerarmos que o sumiço generalizado era aleatório, não se baseava na miséria (apenas no desastre do estalar de dedos). Seria possível falar em um Thanos neomalthusiano? Bem, com a teoria neomalthusiana, percebe-se que já há tecnologia para aumentar a produção de alimentos. Ainda assim esses teóricos pensam o aumento populacional como a causa dos problemas sociais, sendo sua proposta que haja controle familiar. Certamente o Thanos controla a sua família, vide Gamora e Nebula, mas não acho que era sobre isso que ele estava falando em relação a Terra...

  Surge então os reformistas, que entendem que esses problemas como consequência, e não como causa do aumento populacional. Portanto, o problema da alimentação é uma questão de má distribuição e desperdício. Sendo assim, seria mais interessante que houvesse a busca pela qualidade de vida, através das melhorias em saúde e educação, que por si só gerariam interesse populacional em planejamento familiar. Seriam os vingadores então reformistas? Bem, embora eles não falem deste planejamento, eles querem que a população fique em paz. O que vocês acham?

  Enfim, tudo isto é questionável, mas quem sabe os roteiristas não tiveram um pouco de inspiração nas teorias? O que trago para vocês aqui é a possibilidade de pensar os estudos e o mundo através do entretenimento. Já dizia Cosgrove, a Geografia está por toda parte.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Popular Posts

Quem sou eu

Minha foto
Escritora, professora, universitária, leitora ávida, amante das artes.
Tecnologia do Blogger.