Neverland pensei_falei@hotmail.com - -

sábado, 20 de setembro de 2014

Como Aproveitar o Máximo de Um Livro



  Muitas vezes o livro já chega às nossas mãos "aproveitado". Geralmente é assim que eu o prefiro: bem lido e bem usado. Gosto de imaginar por quantas mãos ele passou, quantos pensamentos e sentimentos ele provocou e o quanto ele já fez alguma diferença até chegar a mim.
  Entretanto como aproveitar o máximo de um livro é uma questão interessante. Como absorver a história, entender o pensamento do autor, aplicar algo de interessante à sua vida baseado nele etc. Segue algumas dicas que eu costumo usar para levar um livro para minha vida.

1. A Primeira Leitura

  A primeira dica é lê-lo pela primeira vez como leria normalmente. Também é interessante colocar post its coloridos na lateral ou na parte superior das páginas que te deixaram com dúvida, que te surpreenderam ou que teve algo que lhe agradou muito.

2. Pesquisar e Refletir

  Agora é a hora de pesquisar as páginas e partes que te deixaram na dúvida. Você pode fazer isso imediatamente após à duvida ou quando terminar de ler para chegar mais esclarecido na segunda leitura. A preferência varia de pessoa para pessoa. Depois, analise os fatos que te surpreenderam ou que te agradaram e pergunte-se por quê. Se você for autor de histórias, é muito útil anotar isso para utilizar como dica em seus próximos projetos.

3. Tenha Sempre Um Caderno e Uma Caneta à Mão

  Para segunda leitura isto é fundamental. Anotações no livro apesar de estarem associadas exatamente ao local referente deixam o livro sujo e ficam mais difícil de se encontrar depois. Neste caderno você vai anotar suas frases favoritas ou as que mais lhe acrescentaram algo. É interessante também colocar quem disse, a página e o parágrafo caso você queira consultar o livro novamente e analisa-la no contexto. Anotar palavras que você tenha gostado, queira usar mais ou que não saiba o significado também é muito relevante. É bom pesquisar seus diversos significados e tentar utilizá-las em seus próximos textos, acrescentando-as em seu vocabulário ou usando-as cotidianamente. Se você é autor e não sabe que nomes colocar em seus personagens, é válido anotar os nomes que lhe atraem para usar em suas próximas obras - mas muito cuidado com nomes originais, pois ficará explícito que você retirou de determinado livro e deixará má impressão aos leitores.

4. Fale do que Você Leu

  É sempre bom ter com quem conversar sobre algo que você gostou. Com os livros não é diferente. Fale com algum amigo com gostos em comum ou escreva uma resenha, um resumo. Em geral, fale sobre.

5. Leve Para a Vida

  Utilize o que você aprendeu ou absorveu para seus textos, conversas e cotidiano.


0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Popular Posts

Quem sou eu

Minha foto
Escritora, professora, universitária, leitora ávida, amante das artes.
Tecnologia do Blogger.