Neverland pensei_falei@hotmail.com - -

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

As Aventuras de Sherlock Holmes - O Círculo Vermelho


  Não é segredo para ninguém que sou fascinada nas aventuras do detetive "criado" por Conan Doyle. Falo "criado" entre as aspas devido às inúmeras teorias de que este seria inspirado em uma pessoa real, como, por exemplo, um dos professores de medicina do próprio autor. Por motivo de minha intensa admiração pelas histórias fazer resenhas e mais resenhas sobre os livros que li soará repetitivo. Por isso, decidi montar um pequeno resumo sobre cada história que eu ler para que a curiosidade dos iniciantes nas aventuras de Holmes se aguce.
  Bem, a versão que eu peguei emprestada é bastante antiga - o que eu adoro - e contém 14 histórias, incluindo O Círculo Vermelho.

A Caixa de Papelão

  Uma senhora recebe uma caixa de papelão com duas orelhas. O quê da história é o simbolismo deste "presente": uma ameaça, uma brincadeira de mal gosto ou um aviso?

Charles Augustus Milverton

  Quem assistiu a série Sherlock da BBC, reconhecerá o homem como Magnussen, ainda que as características físicas sejam quase opostas. Milverton é um homem que "sabe demais" e possui provas destas ciências, as quais usa para prejudicar outras pessoas caso não cooperem lhe dando a quantia solicitada. Holmes e Watson estão na defesa de uma jovem debutante que irá se casar e se vê ameaçada por Milverton que possui cartas de amor antigas da moça com outro homem.

Os Seis Bustos de Napoleão

  Bustos de Napoleão são quebrados sem motivo aparente. Ao detetive resta a missão de desvendá-lo.

Os Três Estudantes

  Em um período de pesquisa, Holmes passa um tempo longe da típica 221B Baker Street e estabelece-se em uma área universitária. Entretanto, provas são roubadas e ele interrompe brevemente suas pesquisas para investigar qual dos suspeitos estudantes teria as furtado.

O Pincenê Dorado

  O assistente de um homem influente é morto dentro da própria localidade de trabalho e um pincenê dourado é encontrado na cena do crime. A história gira em torno de como e por quê o homem foi assassinado e ainda quem foi o assassino e onde ele estaria.

O Atleta Desaparecido

  O melhor jogador de um time universitário desaparece e o treinador desesperado procura Sherlock Holmes na esperança de encontra-lo.

Abbey Grange

  Homem influente é encontrado morto dentro da própria casa, sua esposa é amarrada à uma cadeira e os assassinos roubam algumas poucas louças e bebem vinho como se nada tivesse acontecido. Quase cômico se não fosse trágico.
 
A Segunda Mancha

   É a melhor história do livro na minha concepção. Documentos importantíssimos para o ministério britânico desaparecem sem explicação aparente e Holmes investiga os suspeitos.
  A história conta com personagens muito interessantes. Principalmente a senhora Hilda Trelawney, que mostra-se uma boa atriz, esposa dedicada e mulher inteligente.
 Irene Adler é considerada A Mulher por enganar Holmes. Ainda que Hilda não consiga enganá-lo, é possível analisar certa admiração de Holmes quanto à autonomia inteligente da mulher em certos aspectos.


Os Planos do Submarino Bruce-Partington

  Um homem é encontrado morto em uma linha de trem e junto com ele havia documentos com os planos  de um submarino de guerra confidencial. Tais papéis foram roubados e embora alguns tenham sido encontrados, a outra parte de maior importância continuava desaparecida. A questão é descobrir como e por quê o homem fora assassinado - se fora - e onde estão os outros documentos roubados.

O Pé-do-diabo

  Pessoas sãs enlouquecem repentinamente e morrem de sua própria  loucura. A que ponto Holmes e Watson chegariam para desvendar um caso?

O Círculo Vermelho

  Uma senhora insiste em desconfiar do pensionista misterioso que passa a residir no andar superior de sua casa e que não sai de seus aposentos. Apesar de no início não querer envolver-se no caso, Holmes averigua que a situação é bem mais interessante do que ele imaginava.

O Desaparecimento de Lady Frances Carfax

  Lady Frances Carfax, uma mulher "nômade" e sem amigos, desaparece e inúmeras suspeitas rondam este acontecimento, incluindo suspeitos de vida aparentemente normal, mas com um passado bastante desconfiável.


O Detetive Agonizante

  Sherlock Holmes adoece. E para desespero de Watson, ele se recusa a ser tratado pelo amigo e ainda manda que busque um outro especialista. Um dos melhores contos do livro na minha opinião.

Vila Glicínia

  É um dos casos mais creepies de Sherlock Holmes que já li - talvez porque li em um tom mais sério em um momento  não propício. Um homem consulta o detetive pois foi convidado para passar um tempo na casa de um conhecido. Logo na manhã do segundo dia, o dono da casa e os demais funcionários, além de boa parte da mobília, não mais estavam lá. E, ainda por cima, logo o anfitrião é encontrado morto.



 

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Popular Posts

Quem sou eu

Minha foto
Escritora, professora, universitária, leitora ávida, amante das artes.
Tecnologia do Blogger.