Neverland pensei_falei@hotmail.com - -

quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Resenha do livro O Rei do Inverno de Cornwell



Resultado de imagem para o rei do inverno
  O primeiro livro das Crônicas do Rei Artur de Bernard Cornwell introduz sob uma nova  visão personagens muito conhecidos para os amantes das histórias do rei. Isso pode ser bastante interessante se deixarmos de lado nossos pré-conceitos - e isso também serve pra mim. Deparamo-nos com uma Igraine não tão rígida, uma Nimue mais palpável, um Artur mais humano e uma Guinevere ainda mais manipuladora, o que são adicionais incríveis que de certa forma compensaram um Merlin despreocupado e frio e uma Morgana exausta.

  Temos ainda como narrador Derfel Cadarn, que teríamos no máximo como um monge ou cavaleiro, mas que nesse caso se trata de bem mais que isso. No início, perguntei-me porque dar a narração para um personagem tão simples quanto ele, mas conforme a história avança, fui me apegando ao seu crescimento. Entendi, por fim, que ele funciona perfeitamente como uma ponte que une um leitor deslocado às complexas guerras e conflitos da nobreza de uma forma até mesmo emocional.



Dragons, Orcs, And Geeks
  A partir disso temos o enredo principal de O Rei do Inverno: Derfel se torna um guerreiro de Artur para proteger a Dumomnia em nome do pequeno rei Mordred. A primeira parte do livro é um pouco confusa até para quem já está acostumado com os trâmites arturianos - ainda que eu não lembrasse de muita coisa -, mas depois tudo fica mais fluido, principalmente depois da metade do livro. Os personagens são muitos e como um bom calhamaço de fantasia dá pra se confundir um pouco - talvez muito - com os detalhes, por isso é preciso atenção redobrada nessa leitura.
  É uma boa pedida para os fãs de As Crônicas de Gelo e Fogo pois tem uma localização temporal e uma temática parecida se ignorarmos a diferença de universos. E o bom é que embora tenha continuação, o Rei do Inverno por si só é uma obra apreciável, não te tornando necessariamente refém de uma série de livros.
  Algo que considerei muito interessante foram as Notas do Autor, nas quais ele explica a troca de alguns nomes e contextualiza alguns acontecimentos de acordo com os mais antigos registros. Inclusive, penso até que esta parte deveria estar no início e não no final.
  O fato é que comecei a ler sem expectativas, e embora no início achasse que fosse me decepcionar, acabei por gostar bastante e me tornar ainda mais fiel às histórias arturianas.
  E vocês? Tem algum livro do gênero pra me indicar?

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Popular Posts

Quem sou eu

Minha foto
Escritora, professora, universitária, leitora ávida, amante das artes.
Tecnologia do Blogger.