Neverland não não também não

sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

3 Passos para se Organizar e Não Deixar que a Procrastinação te faça Surtar no fim do Período

Imagem de Ralu

  2017-2 não acaba nunca, não é? Então imagino que já esteja em andamento aquele desespero de saber como não deixar o próximo período te atropelar que nem esse. Inspirada pelos meus amigos surtados - não que eu não seja, mas por motivos distintos -, vim através desse post deixar três passos para se manter mais organizado de forma simples.


Imagem de book1- Rotina Diária

  Mantenha um padrão de estudo todos os dias. O período começou e não tem nada pra estudar? Não importa. Procure artigos ou recomendações dos professores para ler, escrever algo a respeito. Uma ou duas horas por dia é sucesso. A quantidade exata de tempo vai depender de você, avalie o quanto você está rendendo ou enrolando e defina o tempo que melhor lhe couber. Outra coisa que você pode fazer é fazer um tempo por tarefa, ou seja, você não vai contar os minutos pra nada, apenas determinar a meta do dia e completá-la, por exemplo, "estudar a matéria da disciplina tal e ler um artigo". Conforme as tarefas forem surgindo, você vai ver que vai ficar bem mais suave e tende a sobrar tempo para relaxar durante o final de semana.
  É certo que vai ter um dia que você não vai estar à fim, e tudo bem, somos humanos. Mas como vocês já vêm estudando diariamente, um dia não vai fazer tanta diferença quanto faria se você só estudasse um ou dois dias na semana. Pequenos passos são bem menos dolorosos do que ter que dar grandes saltos quando não se está preparado.


Imagem de love, I Love You, and te amo2- Lista de Tarefas

  Conforme os trabalhos vão chegando, fica mais difícil de se organizar, certo? Então vamos precisar de uma agenda - seja a do Google, um calendário de folhinha ou feito a mão, num caderninho, um app, o que for. Sempre registre nele as datas conforme os professores forem cedendo datas de provas e trabalhos.
  A partir disso, você vai se planejar dividindo tudo em tarefas. Por exemplo, suponha que você tem um seminário para daqui há duas semanas. Divida ele em etapas como "dividir subtemas para os integrantes do grupo", "fazer gráficos", "ler tantos artigos", "organizar os slides", e distribua eles pelos dias da semana. Minha recomendação é que tudo esteja pronto com considerável antecedência, porque assim se surgir algum problema ou novo trabalho, tempo para resolver é o que não vai faltar.
  Depois da tarefa executada, dar um "check" na tarefa vai te dar uma sensação de missão cumprida tão maravilhosa que até aquela série pós-estudo vai ser uma atividade mais relaxante.


Imagem de book and narnia3- Motivação e Instrumentos

  E como sempre é bom termos inspirações constantes, trago pra vocês indicações. Um livro muito bom, caso você seja fluente em inglês é o 10 Steps To Earn Awesome Grades do Thomas Frank, que você pode baixar gratuitamente pelo site dele. Um ótimo canal no Youtube é o Mariana's Study Corner que também é em inglês, mas acredito que a moça é do Brasil, então sua pronúncia é bem tranquila e fácil de entender, ótimo até para quem está praticando o idioma. Para organizar suas tarefas, um ótimo aplicativo é o Trello que tem uma interface super simples e ferramentas maravilhosas principalmente para os momentos em que há mais coisas para fazer.
  Procure sempre novos métodos que facilitem a sua vida e te deem mais gosto pelo que você está fazendo. No final do período, o estresse é quase inevitável, mas seguindo esses passos, vai ficar muito mais tranquilo, eu asseguro pra vocês.


   Difícil acreditar que só esses três passos vão deixar as coisas mais simples? O grande problema é que a gente não se permite tentar. É certo que sempre aparece algo novo pra ajudar, e posso até fazer mais posts futuramente sobre, mas a base de tudo é exatamente isso.  Com esse método , eu dei conta de três seminários, uma apresentação final, um artigo, dez fichamentos e quatro provas todos nas últimas três semanas do período. Às vezes, quanto mais complexos os comandos, mais difícil de alcançar o objetivo e por isso sempre trago à tona a necessidade de simplificar as coisas.

0 comentários:

Postar um comentário

Popular Posts

Quem sou eu

Minha foto
Universitária, leitora ávida, autora nos tempos vagos, amante das artes.
Tecnologia do Blogger.