Neverland pensei_falei@hotmail.com - -

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Filme: O Pequeno Príncipe

 
  Quando vi o trailer, achei que seria um bom filme de férias. Quando cheguei na porta do cinema, achei que seria pretencioso e nada demais, sem contexto histórico levando em consideração a data de lançamento do livro e dos acontecimentos da animação. Mas, colocando meus preconceitos de lado, fui assistir.
  A história gira em torno de uma menina que para ingressar em uma escola de alto nível tem de se mudar. Sua mãe cria para ela toda uma rotina de estudos para as férias de verão, mas seu curioso vizinho aviador acaba por despertar a atenção da menina, que acaba por deixar de seguir os planos. Esse senhor da casa ao lado, além de não seguir os padrões daquela realidade, mostra as possibilidades de uma infância de verdade para a menina, além de contar-lhe uma majestosa história sobre um menino que queria um carneiro: O Pequeno Príncipe. Depois de alguns conflitos, a criança pega sua raposinha (o mascote do filme não poderia faltar) e vai atrás do tão querido personagem.
  Alego que sou suspeita para falar. Amo a história do Pequeno Príncipe, e chorei demais no final do livro. Um dia conto um pouco mais sobre minha relação com o livro. Mas eu duvido muito que algum outro filme me impressione tanto quanto esse neste ano. A produção francesa é bastante cuidadosa com cada detalhe, cada imagem de plano de fundo, cada pedaço da história e relação entre personagens. É desses filmes que, não importa quantas vezes se assista, sempre haverá uma nova informação. O enredo é riquíssimo e cheio de lições, o que fez muito jus à obra na qual é baseada.
  Quanto a uma perspectiva mais pessoal, senti-me muito afetada, pois que houve uma identificação pessoal. A obra vai além de nossos preconceitos, de nossas concepções de realidade, de nossas expectativas. Incentiva-nos a vencer esse mundo mecanizado e triste. Incentiva-nos a nunca esquecer, a manter a criança interior viva para sempre. Não tem jeito melhor de me atingir bem no coração. Chorei do início até o final.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Popular Posts

Quem sou eu

Minha foto
Escritora, professora, universitária, leitora ávida, amante das artes.
Tecnologia do Blogger.