Neverland pensei_falei@hotmail.com - -

sábado, 30 de agosto de 2014

O Brasil e a Nação Global

  Implantada a ideia da ausência de fronteiras e coligação mundial, eis que se vive em um mundo globalizado. A globalização pode ser caracterizada de distintos modos dependendo do ponto de visto. Porém, independentemente disto, há fatores que influenciam em sua aplicação, como o nacionalismo. Surge, sob este último aspecto, o seguinte questionamento: seriam os brasileiros cultuantes deste sentimento pela nação?
  Primeiramente, cria-se a necessidade do entendimento do conceito de nação. Esta é vista não só como o Estado natal, mas como uma figura quase maternal que acolhe os indivíduos dela provenientes. As pessoas da nação são ligadas de forma supostamente fraternal por compartilharem uma identidade cultural. Entretanto, em um país de grandiosas dimensões como o Brasil, há a dificuldade de se encontrar singularidades comuns a toda a sua extensão, o que produz generalizações.
  Analisando o desenvolvimento do nacionalismo brasileiro, vê-se que este foi projetado inicialmente na primeira fase do Romantismo no país, aludindo às belezas naturais e tentando criar símbolos nacionais. Ainda assim, apenas uma minoria elitista possuía acesso à leitura, devido a sua renda e alfabetização. Já nos dias de hoje, é comum ver que o brasileiro que subjuga seu país diante de outras nações, é, muitas vezes o mesmo que o superestima quando dele sente falta. Tais circunstâncias demonstram a inconstância deste sentimento nacionalista.
  Finalmente, crê-se que o nacionalismo - custosamente formado - não tem utilidade diante da globalização como fábula. Esta última, na teoria, explica-se como um processo de livre circulação e aproximação dos territórios, até que acabem por se tornar apenas um. Todavia, é explícito que o conceito anteriormente citado é ilusório, pois a liberdade de circulação é cedida a minorias, a informação é levada com seletividade, entre outros fatores.
  Dilemas à parte, fica claro que o brasileiro não tem a necessidade constante de vangloriar seu país. Notável é que, abstraindo das ideias de globalização e nacionalismo, caso os brasileiros trabalhassem para o desenvolvimento positivo do Brasil, seria possível que outros países se espelhassem nele. Consequentemente, a tendência seria a aplicação da verdadeira unificação pelo bem comum.

Texto por: Maria Clara L.

Obs: O objetivo desse tipo de postagem é incluir determinados assunto de aspecto atual e reflexivo no blog, para que o entretenimento seja também útil. :)

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Popular Posts

Quem sou eu

Minha foto
Escritora, professora, universitária, leitora ávida, amante das artes.
Tecnologia do Blogger.